Como Criar e Gerenciar um Subdomínio no cPanel

Passo 1 – Navegue pelo cPanel até a seção Subdomínios

Detalhe: se você já tem um subdomínio, passe direto para o Passo 3 – Fazendo upload de arquivos ao Documento Raiz do subdomínio.

O primeiro passo aqui é fazer o login no cPanel. Dentro do painel de controle, navegue até a seção Domínios. Dentro dela, você vai encontrar a seção Subdomínios. Clique nela.

seção subdomínios no cpanel

Passo 2 – Como criar um subdomínio no cPanel

O processo de como criar um subdomínio no cPanel ganha forma nesta etapa. Na nova tela que vai aparecer, você vai precisar preencher algumas informações para criar um subdomínio.

preencher informações para criar subdomínio no cPanel

  1. Sudomínio. Esse campo representa o nome de um subdomínio. Nessa seção, apenas a seção do subdomínio deve ser inserida.
  2. Domínio. Esse campo permite que você escolha o domínio no qual o o subdomínio será criado.
  3. Raiz do documento. É o diretório raiz de um subdomínio. Essa pasta será criada no public_html por padrão.
  4. Depois de inserir tudo, basta clicar no botão Criar. Vai aparecer uma mensagem de confirmação na sua tela, como mostra o exemplo abaixo.

mensagem de sucesso de criação de subdomínio

Se qualquer erro aparecer no processo, você deve contactar o seu provedor de hospedagem. Eles darão assistência a você com a solução mais adequada.

Passo 3 – Fazça upload de arquivos ao diretório Raiz do Documento do subdomínio

Agora que você já sabe como criar um subdomínio no cPanel, está na hora de aprender como gerenciá-lo.

Todos os arquivos e scripts devem ser carregados (upload) para o diretório Raiz do Documento do subdomínio criado. Esse diretório é automaticamente criado no public_html e pode ser facilmente acessado o Gerenciador de Arquivos do próprio cPanel.  Veja o exemplo abaixo.

acessar publich_html do subdomínio criado

Se um subdomínio for criado usando um domínio extra (Addon Domain), o diretório Raiz do Documento será criado dentro do diretório desse mesmo domínio extra. Por exemplo, o caminho para encontrá-lo é: public_html/addon_domain_root/subdomain_root.  

Passo 4 – Como excluir um subdomínio

Depois de saber como criar um domínio e gerenciá-lo de acordo com as suas necessidades, pode ser que, em algum momento, você não precise mais dele. Assim, saiba que é possível excluir um subdomínio.

Você também pode, ainda, executar essa ação caso o nome do subdomínio criado esteja incorreto. Dessa forma, basta recriar outro com a nomenclatura que você quiser.

Para excluir um subdomínio, basta ir na seção Subdomínios do cPanel novamente. De lá, localize o subdomínio que quer excluir. Após isso, clique no botão azul Remover.

remover subdomínio do cpanel

Você será redirecionado à tela de exclusão do subdomínio. Nela, basta confirmação a ação apertando no botão Excluir Subdomínio.

botão de remover subdomínio do cpanel

Você verá uma mensagem de confirmação da remoção do subdomínio do seu projeto online.

mensagem de confirmação de subdomínio excluído

 

Se o seu objetivo é criar um subdomínio com um nome diferente enquanto apresenta o mesmo conteúdo, temos uma sugestão. A melhor maneira de fazer isso é excluir o subdomínio antigo e criar um novo subdomínio com o mesmo diretório raiz do subdomínio removido.

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Adicionar Domínios Adicionais no cPanel

A Up Digitaw web Service oferece em seus planos de hospedagem a opção de ter domínios adicionais,...